Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 10 de Fevereiro de 2013
Faz uma semana que o estádio do Mineirão foi reaberto ao público. Fica relativamente perto de onde moro.
Está chegando o 'espetáculo' da copa das confederações, depois vem o da copa do mundo, depois vem o da olimpíada.
Belo Horizonte está entre as capitais a receber espetáculos daqueles futuros eventos (se Jesus não voltar antes, causando aquele 'espetáculo universal' final)…
Dando uma passada por lá, no trajeto para levar meu 'caçulinha' ao Parque Guanabara, deu prá ver o "gigante da Pampulha" todo restaurado, bem como as novas construções. Ficou, realmente, imponente. Muitas modificações de vulto. Comentei com minha esposa: parece que agora não é mais possível um cidadão comum vir com seus filhos para andar de bicicleta nos páteos, como antes – está todo cercado, portões de bilheteria mais avançados… É! Deve ser necessário arrecadar muito dinheiro para se pagar o investimento…
Mas o povo corresponde: no Domingo em que foi reinaugurado, ainda várias horas antes do primeiro jogo da nova fase, os torcedores já acorriam ao seu "templo".
Fez-me lembrar Jesus, estando com seus discípulos no templo em Jerusalém, erigido por Herodes.
Um deles exclamou, extasiado : "Que pedras, que construções ! " (Evangelho de Marcos, 13.2, ARA).
Mas Jesus logo acudiu, aproveitando 'a deixa' : "Vês estas grandes construções? Nâo ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada!" (Marcos 13.2, também).
Sua predição tinha um sentido histórico e um didático: o histórico se referia ao começo do procedimento judicial divino, cujo ponto de partida foi a "casa de Israel", a nação constituída sob a descendência física de Abraão; o didático, repousa sobre o caráter tipológico, ainda futuro hoje: O juízo que começou pela "casa de Israel" há de se consumar sobre o mundo inteiro, em sua volta.
E aí, pensei, numa apropriação 'quase indébita', com a imagem do novo e imponente Mineirão na cabeça : "não ficará pedra sobre pedra" ali também…
Naquele mesmo episódio do evangelho (talvez com uma separação de horas, ou minutos), Jesus pronunciou um acréscimo significativo à profecia que acabo de lembrar. Por conta do orgulho judaico acerca de seu majestoso templo, Jesus advertiu seus ouvintes, :
"Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra [principal], angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos" (Evangelho de Mateus, 21.42, BCF). Isto foi citado do Salmo 117.22. Humanamente falando, diria : "Que pena!".
Um apóstolo designou os "apóstolos e profetas" da Escritura como "fundamento" (Efésios 2.20); outro apóstolo deixou um eminente apelo.
"Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom".
À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado"Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, 'a pedra que os construtores rejeitaram se tornou pedra angular " (I Pedro 2.1-7, NVI).
Que tipo de construção poderia sair de um alicerce em que a pedra de ângulo, a que proporcionava o esquadro, a ortogonia para toda a obra, fosse desprezada?
Ela é o gabarito para todo o alicerce e, de resto, para toda a construção.
Isto aponta para uma dupla funcionalidade desta "pedra": referência para todo o alicerce, ou obstáculo de tropeço para os que a desprezam…
Esse é Jesus: o gabarito, o referencial de todo alicerce seguro.
Se os judeus quizessem preservar uma religião ajustada com Deus, até uma vida ajustada com Deus, jamais poderiam ter desprezado a "pedra angular".
Se católicos romanos quizerem ter uma religião ajustada com os propósitos divinos, isto começa do mesmo jeito: com a "pedra angular" – Jesus!
Se evangélicos, igualmente, quizerem ter uma religião ajustada com os propósitos divinos, isto começa também do mesmo jeito: com a "pedra angular" – Jesus!
Posso trocar a palavra "religião" por "filosofia de vida", por "sentido de existir", por "projetos pessoais", por "empreendimentos" de toda natureza, que nada mudará na diretiva.
Sem o referencial basilar, o alicerce será irregular; por conseguinte, a edificação será irregular e insegura.
Não há filosofia de vida, não há sentido de existir, nem projetos pessoais ou empreendimentos de toda natureza que garantam significação genuína, se não forem instalados, assentados e firmados sobre a rocha, o fundamento verdadeiro, a "pedra angular" – é Jesus! E só Jesus, sem nenhuma outra 'concorrência'!
Pergunto: se vc fosse convidado a efetuar uma lista de seus projetos pessoais ou seus empreendimentos (futuros ou presentes), separando-os em duas colunas: a primeira, dos que nasceram (ou são gestados) de sua própria mente e coração; a segunda, que nasceram (ou são gestados) com uma reflexão verdadeira sobre como assentar tais projetos "sobre a pedra angular", a "rocha eterna", o "alicerce referencial", quantos e quais teria listados na segunda coluna?
Entre os projetos presentes, quero me referir a todos, sem exceção, desta vida; entre os projetos futuros, quero me referir aos que ainda estão por vir mas, especialmente, ao projeto para a vida vindoura, no "porvir"…
Se Jesus não é "pedra angular" para referência na vida de qualquer de nós, só restará uma possibilidade: será ele "pedra de tropeço", isto é, de juízo, de cobrança pelo desprezo.
O hino de hoje, que desfecha a nossa singela mensagem, é mais um das minhas recuperações de antigas gravações de rádio.
O compositor do mesmo, membro de uma igreja batista nos Estados Unidos, ainda é vivo.
Ele compôs o hino depois de pelo menos duas "bordoadas" severas da vida que o abalaram (embora "todas as coisas concorram para o bem dos que amam a Deus"):
a perda do irmão mais velho, em 1980, que com ele e outro irmão compunham o trio Goss Brothers, e o acometimento de um câncer, contra o qual ainda luta.
A mensagem assentada sobre a melodia é derivada do texto de Salmo 117.22, Mateus 21.42,Efésios 2.20 e I Pedro 2.6,7.
Quis ele deixar, em verso e arranjo musical, a mensagem de que, mesmo que o mundo se abale, a "pedra angular" jamais será abalada, nem aqueles que 'nela' se firmam.
Ouça, em voz coral masculina mui harmoniosa…
JESUS IS THE CORNERSTONE (1986)
Jesus é a Pedra Angular
Lari Goss (1945- )
Jesus is the Cornerstone,
Jesus é a Pedra Angular
Came for sinners to atone;
Veio para propiciar os pecados de pecadores
Though rejected by His own,
Ainda que rejeitado pelos 'Seus' [João 1.11]
He became the Cornerstone!
Ele se tornou a Pedra Angular
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!
When I am by sin oppressed,
Quando estou oprimido pelo pecado
On the Stone I am at rest;
Sobre esta Pedra eu encontro descanso
When the seeds of truth are sown,
Quando as semestes da verdade são semeadas
He remains my Cornerstone!
Ele permanece minha Pedra Angular
Jesus is my Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!
Rock of Ages, cleft for me,
Rocha Eterna, fende-te para me proteger
Let me hide myself in Thee…
Deixa-me ocultar em Ti…
Rock of Ages, so secure,
Rocha Eterna, tão segura,
For all time it shall endure;
Há de prevalecer para todos os tempos;
Till His children reach 'their home',
Até que Seus filhos cheguem ao 'seu lar',
He remains the Cornerstone!
Ele permanece a Pedra Angular!
Till the breaking of the dawn,
Até que venha o rompimento da alvorada,
Till all footsteps have ceased to roam;
Até que todos os passos vagueantes cessem;
Ever let this truth be known,
Para sempre ecoe esta verdade,
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!
Jesus is the Cornerstone!!!
Jesus é a Pedra Angular!!!
AudioPlayer online (controle de volume à direita) Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional