Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 01 de Janeiro de 2012
2011 já se foi… Chegou o novo ano! O que se foi, trazia suas expectativas e expectações exatamente há 365 dias passados. E eles passaram… e passaram rapidamente. Tinha razão, Moisés: "…porque tudo passa rapidamente, e nós voamos." (Salmo 90.10) Agora, diante de nós estão as expectativas dos próximos 365 dias. Que será deles? Logo à frente, o mesmo Moisés ora e conclama-nos a orar : "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio" (verso 12) Das múltiplas lembranças de 2011, posso dizer o seguinte: – algumas, quero apagar, mas talvez não consiga… – outras, quero guardar, mas talvez não consiga… E aí, me lembro de mais outro bordão das palavras de vida eterna: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lamentações de Jeremias 3.21)
Duas matérias veiculadas na mídia vêm à minha mente: O ano de 2011 testemunhou o estupendo alcance de 7 bilhões de vidas no planeta terra. Em 1800, era de cerca de 1 bilhão essa população. Pouco depois de 1900 (um século à frente), havia dobrado o número. Pouco antes do ano 2000, o número chegou a 6 bilhões (apenas mais um século somado).Dizem os demógrafos que em apenas 11 anos (eles precisam que foi em 27 de Outubro último) os humanos somaram mais 1 bilhão de vidas no saldo, atingindo a atual cifra. O segmento que bate o recorde de taxa de fecundação, disparado de longe, está em todo o mundo muçulmano. Mesmo com o atual "refreamento" da taxa de fecundação, estima-se que seremos 9 bilhões de humanos no planeta por volta de 2050, mais da metade sendo população muçulmana. Mas isto, se chegarmos lá… Porque aí, me vem à mente a segunda matéria: A despeito da pilhéria com que são tratadas as predições religiosas sobre o fim do mundo, o calendário maia conquistou mais respeito. Até revistas científicas se ocuparam da pesquisa. Descobriu-se que o calendário maia tem seu limite em 22 de dezembro de 2012. Há uma predição rodando o mundo, de que 23 de Dezembro do ano que se inicia hoje é a data do fim do mundo. Prá ajudar a memória: os maias foram uma avançada civilização (para os padrões da época) que sobreviveu desde mais de um milênio antes de Cristo, até à chegada dos espanhóis ao México. Erik Von Daniken, em "Eram os Deuses Astronautas?" suscitou grande curiosidade mundial no seu legado. Das informações interpretadas nos escritos maias, surgiu recentemente um filme, que em breve pretendo assistir. Seu nome é sugestivo: "2012 – Nós Fomos Avisados" (ou, simplesmente, 2012). Dizem que o filme sugere a criação de uma instituição em prol da sobrevivência da humanidade, depois dos cataclismas. Há até quem diga que a intensificação do programa de pesquisa em Marte está relacionado ao intuito. Certamente você não está pensando que eu estou pensando que o que estão por aí pensando seja verdade… Não estou pensando que 2012 será o ano do fim… Mas também não estou pensando que não possa ser…
Nada obstante todas as objeções possíveis quanto às linhas de interpretação bíblica que admitem a possibilidade iminente da volta de Cristo, penso que, quando ele deixou múltiplas advertências para estarmos atentos à ocorrência de Sua volta, fê-lo para ser levado a sério. Isto me significa que não posso descartar o ano de 2012 dentre as opções divinas para por fim à presente ordem. Maranatha! (Ap 22.20). Jesus legou muitas admoestações, para que não descuidemos de esperá-lo, sem nos ocuparmos de esquadrinhar tempos ou épocas. Por outro lado, por mais que os governantes promovam seu serviço às populações, precavendo contra o crescimento demográfico, até que Jesus volte, e se acabe o mundo como hoje é conhecido, haverá um significativo crescimento da população mundial. Mas esse crescimento ocorrerá na proporção inversa ao que ocorre no seio das famílias de formação cristã. Enquanto "cristãos" ocidentais estão, hoje, reduzindo a taxa de fecundação por casal a um patamar significativamente inferior a "2", o mundo árabe e africano ainda mantém uma taxa que supera 6 por casal (embora já não mais aqueles históricos 8 por casal). Está explicado como, em dois séculos de história humana, "pulamos" de 1 bilhão para 7 bilhões. Curiosamente, na Europa e mesmo na América, os muçulmanos ali residentes detém um índice procriativo muitas vezes maior do que o dos casais, digamos, nativos. Os chineses que vivem na China são obrigados a se conter no limite de 1,5 filhos por casal; mas os que vivem fora da China não têm esse limite. Se Jesus não voltar durante o 2012, o mundo do final do ano que se inicia já será significativamente diferente do mundo desse primeiro dia do ano.
Lembro-me de que quando eu era pequeno, fiquei certa vez extremamente impressionado pela boca de um ímpio, conhecido meu. Com base nestas eventuais predições de fim de mundo, advertiu ele à turma que o mês seguinte seria o mês do fim-do-mundo. Eu já conhecia muitos ensinamentos da Palavra de Deus, mas aquilo me aterrorizou. Hoje, não faz a menor diferença: "não ando por vista", "não olho as circunstâncias"! Pensando sob o molde cristão, sou inclinado a julgar que, se o nosso desejo interior for mesmo trazer à memória o que nos pode dar esperança, aumenta em muito a nossa dependência, para 2012, de tudo quanto há na Palavra de Deus, e diminui muito, para o mesmo ano, a nossa dependência do que se vê à nossa volta. Se já não dava, nos tempos neo-testamentários, para nutrir esperança com olhares seculares, muito mais em 1° de Janeiro de 2012, a data de hoje. Textos como: I Coríntios 15.19, Colossenses 1.5 e 27, Tito 2.13, Hebreus 6.18, ou I Pedro 1.3, para citar apenas uma pequena amostra, advertem inequivocamente que o objeto principal da nossa genuína esperança não está nesta existência, não está neste mundo: Está, antes, no céu, na pessoa do Rei Redivivo, em cuja semelhança nos encontraremos logo depois que Ele voltar, glorioso, triunfante, judicial. Repito: é na Palavra de Deus, e naquilo que ela nos remete, que reside a mais sólida, a mais benfazeja, a mais sublime das esperanças. E digo mais: Que seja 2012 o ano de Sua volta, se Ele o quiser. Ora vem, senhor Jesus! E, se não vier, que ele me ensine a contar cada dia de 2012, para que seu ensino me coloque apto a alcançar coração sábio! Se não vier, que cada dia de 2012 seja, para mim, para você, para sua família, um dia a mais no andar sob a Graça do Altíssimo!
Para desfecho musical de hoje, bem que eu gostaria de dispor do hino que veio à minha mente em língua portuguesa. Faz muitos anos que ouvi um coral batista cantá-lo, de forma contagiante. Deles, fiz questão de obter a partitura. Até tenho uma execução a cappela, interpretada por um quarteto, em nossa língua. Tenho também uma versão cantada em inglês pelo pastor Mike Fox, que indico no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=wPaWbJJgP2c . Mas, preferi mandar uma linda versão em língua espanhola, por um conjunto de vozes femininas, ora transcrita. Coloco, linha por linha, a letra original acompanhando a versão em Português que aquele coral cantou. O autor, é o mesmo que já venho usando alguns domingos.
CRISTO MI CAMIÑO GUIÓ
Jesus Led Me All The Way
CRISTO OS MEUS PÉS GUIOU
John W. Peterson, 1921 – 2006
Un día al mundo dejaré
Someday life's journey will be o'er
Um dia o mundo deixarei
A la dorada playa iré
And I shall reach the distant shore
E à dourada praia irei
Llegando al cielo cantaré
I'll sing while ent'ring heaven's door
Chegando ao céu eu contarei
"Cristo, mi camiño guió!"
"Jesus led me all the way!"
"Cristo os meus pés guiou!"
Cristo, mi camiño guió.
Jesus led me all the way
Cristo os meus pés guiou
Paso a paso me llevó
Led me step by step each day
Passo a passo me levou
Al final de la jornada
I will tell the saints and angels
E ao final da caminhada
A los angeles diré:
As I lay my burdens down
Eu aos anjos contarei
"Cristo, Mi camiño guió!"
"Jesus led me all the way!"
"Cristo os meus pés guiou!"
Padre, guíame en tu amor
Pai, guia-me em teu amor
Diariamente, buen y fiel pastor
Diariamente, bom e fiel pastor
Muéstrame tu voluntad
Mostra-me tua vontade
Para guiarme en santidad!
Para guiar-me em santidade.
(interpolação da execução em espanhol)
If God should let me there review
E desde o céu quando eu olhar
The winding paths of earth I knew
O meu terrestre caminhar
If would be proven clear and true
Seguro estou que vou provar
"Jesus led me all the way!"
"Cristo os meus pés guiou!"
(estrofe não utilizada na execução em espanhol)
Mi senda aquí enderezó
And hither to my Lord hath led
Meu fardo aqui Jesus levou
Las sombras negras me quitó
Today He guides each step I tread
As nuvens negras dissipou
Mi corazón el transformó
And soon in Heav'n it will be said
Meu coração já transformou
"Cristo, mi camiño guió!"
"Jesus led me all the way!"
"Cristo os meus pés guiou!"
AudioPlayer online (controle de volume à direita)
Bom Domingo, boa semana,
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional