Agora no portal:

N° 202 : “CANDLES”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 03 de Maio de 2015

“O perdão é a melhor forma de vingança!” Esta afirmação eu ‘capturei’ da boca de uma mulher de 81 anos de idade, quando estava de mãos dadas com o soldado alemão Oskar Gröning. Gröning era um dos guardas nazistas da SS de Auschwitz-Birkenau quando, em 1944, os pais e as duas irmãs mais velhas de Eva Mozes Kor (1934…) foram arrancados de sua companhia, para serem assassinados no campo de extermínio. Com Eva, uma judia-romena, a autora da frase que eu capturei, ficou apenas a sua irmã gêmea, Miriam, ambas próximas de completar 11 de idade. Por que foram poupadas? Naqueles dias, comandava experiências com gêmeos em Auschwitz o oficial médico Joseph Mengele (1911-1979). Mengele (“o anjo da morte”) usava gêmeos judeus para experimentos médicos cruéis: inoculava gérmens e bactérias num dos gêmeos, transfundindo seu sangue infectado no outro(a), por exemplo. Numa dessas experiências, feita entre Eva e Miriam, Eva quase morreu. Aliás, a lista de experimentos de Mengele é digna de qualquer série de terror da TV. Chegou a injetar tinta azul nos olhos de crianças, pesquisando mutações genéticas.

Poucos dias atrás, Eva Kor foi ao encontro do ex-oficial nazista Oskar Gröning, de 93 anos de idade, estendeu-lhe a mão, abraçou-o, e declarou seu perdão em favor dele. Daí a frase destacada no início. Disse Eva que perdoou, não apenas Gröning, mas também o próprio Mengele, que veio a morrer em proscrição na praia brasileira de Bertioga, após anos evadido e vivendo na Argentina, depois no Paraguai e, depois, no Brasil. Com isso, acrescentou, perdoei a mim mesmo por ter odiado tanta gente, por tantos anos, inclusive meus pais. Eva Kor, junto com sua irmã (falecida em Israel em 1993, de câncer), criou a instituição CANDLES. Trata-se de palavra plural, em língua inglesa, para “candeia”; a candeia é uma espécie de luminária ou lamparina natural (uma vela, ou um pavio). Mas, é também o acrônimo para “Children of Auschwitz Nazi Deadly Lab Experiments Survivors” (Crianças Sobreviventes dos Experimentos Laboratoriais Letais de Auschwitz). Dos milhares de gêmeos que sofreram nas mãos do monstruoso Mengele, 122 sobreviventes foram reunidos pela instituição de Eva e Miriam. Ao mesmo tempo, o nome indica o afã que levou à criação de um organismo para lançar luz sobre um dos capítulos mais negros e esquecidos da história das pretensões ‘eugênicas’ de Hitler. 

A atitude de perdão de Eva Kor causou diferentes reações. Houve quem repudiasse sua atitude, afirmando que o Nazismo não merece nenhum perdão. Se merece ou não, é algo que as diferentes opiniões poderão debater. Mas, será muito difícil colocar em debate a opinião de alguém que nem no pós-guerra jamais esteve em Auschwitz, no mesmo nível que a de alguém como Eva Mozes Kor. Estas curtas linhas aqui são efêmeras e raquíticas para retratar tudo que ela e sua irmã ali passaram, em 9 meses, junto com outros milhares de gêmeos judeus. E ela perdoou. As mesmas linhas efêmeras e raquíticas são, também, insuficientes para retratar a compulsão interna daquela mulher, para o fazer. Mas, lembre-se: Deus também perdoou; e, perdoou ofensas muito mais graves, cruéis e ‘imperdoáveis’. Seu próprio Filho, ao sofrer a lancinante dor da crucificação, bradou aos céus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34, BCF). De quem falava? De seus irmãos nacionais, e de seus próprios algozes, e de todos nós…

Aquele que tal atitude tomou, também determinou imitação: E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Marcos 11.25, ARA). Eva Kor foi questionada, até por alguns de seus conterrâneos; mas, quem pode questionar a autoridade de Jesus? Ninguém! Assim, o apóstolo dos gentios captura a grandeza do ensinamento e prescreve: Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou (Col 3.13, NVI). Eva Kor disse que o perdão é a melhor forma de vingança; eu digo que é muito mais que isso: é a única alternativa para quem queira assemelhar-se ao Seu Mestre, em virtudes. Eva criou a CANDEIAS (“CANDLES”); e Jesus disse: Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:15,16, ACRF).

Eu confesso: fiquei surpreso, admirado, arrepiado com o desprendimento e a virtude longânima de Eva Mozes Kor. Coisa de exemplares raros da humanidade. Confesso ainda minha admiração por sua instituição humanitária, a CANDLES.  E, acima de tudo, confesso que mais arrepiado e tocado fico pela virtude longânima no Mestre por excelência! Quantos perdoou? Quantos pecados? Quão graves, cruéis e odiosos têm sido? Sua prescrição, do Sermão do Monte imediatamente acima transcrita, é obra-prima da ética universal: Brilhe assim a vossa candeia, de tal modo que os homens vejam as vossas [autênticas, e não hipócritas] boas obras; e, na hora de glorificar alguém, glorifiquem eles, não a vós outros, mas ao vosso Pai Celestial (parafraseado por mim).

Minha oração: Senhor! Faz brilhar minha candeia! E que os que a virem brilhar dêem glórias ao Teu Nome! Só ao Teu Nome!

Nossa poetisa de hoje queria muito, quando jovem, seguir carreira em favor de Seu Salvador correndo o país; no entanto, a debilidade de saúde do seu próprio pai a reteve. Refletindo sobre o propósito de Deus diante de tal frustração, ela chegou à conclusão de que não é imprescindível grandes deslocamentos para servir ao Redentor: é possível fazer brilhar a candeia por Cristo, mesmo na esquina onde se trafega todo dia… A interpretação musical vai em português, mas acrescento a poesia original, para quem possa ter o privilégio de lê-la, em inglês. 

Brighten the Corner Where You Are (1913)
BRILHA NO MEIO DO TEU VIVER
Letra: Ina Mae Duley Ogdon (1872-1964)
Música : Charles Hutchinson Gabriel (1856-1932) 

Do not wait until some deed of greatness you may do,
Do not wait to shed your light afar,
To the many duties ever near you now be true,
Brighten the corner where you are.

Brighten the corner where you are!
Brighten the corner where you are!
Someone far from harbor you may guide across the bar;
Brighten the corner where you are!

Just above are clouded skies that you may help to clear,
Let not narrow self your way debar;
Though into one heart alone may fall your song of cheer,
Brighten the corner where you are.

Here for all your talent you may surely find a need,
Here reflect the bright and Morning Star [Jesus Christ];
Even from your humble hand the Bread of Life [Jesus Christ] may feed,
Brighten the corner where you are.

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional

Leave a Reply