Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 04 de Janeiro de 2015
Já virou rotina: todo Ano Novo já vem com expectativas de aumentos… No setor trabalhista, o aumento já não é mais expectativa: sobe 8,84% o Salário Mínimo nacional; no setor energético, a expectativa é muito preocupante, principalmente devido à crise de suprimento hídrico no sudeste brasileiro: os aumentos podem estarrecer consumidores, ficando entre 20% e 30%; no entanto, a crise hídrica até ajuda a construção de argumentos pelos aumentos, pois estes aconteceriam (e assustariam) com ou sem a crise. Aliás, a crise hídrica também promete aumentos significativos no fornecimento do líquido precioso, até como forma de conter o consumo; há pais que passaram a ser mais rigorosos na fiscalização da duração do banho – “máximo de seis minutos para cada banho” – decretou um que conheço.
Ainda falando em setor energético, combustíveis prometem aumentos de 15% nas refinarias e pelo menos 10% nas bombas. Nos transportes, os aumentos são variados: 9% aqui, 13% ali, 16,5% acolá, e assim vão indo, mesmo antes dos combustíveis subirem o que subirão. No setor de saúde, os planos diversos, que tiveram aumentos de “apenas” 9,65% em 2014, esperam, por parte do governo, uma autorização de incremento mais possante em 2015. E assim vão indo, de caso em caso, as expectativas. Dizem vários especialistas que a ocorrência de ano eleitoral amplo, em 2014, acabou por restringir diversas necessárias recomposições de preços, para não prejudicar candidatos à reeleição, ‘empurrando’ tudo para 2015. Infelizmente, as expectativas que se publicam para o novo ano não são das mais animadoras.
Entretanto, nem todo aumento que se pode prever para 2015 é de ordem negativa. Há aumentos que, vindo a ocorrer no novo ano, podem trazer benefícios imensos. Calma! Não se trata (ainda não) de um caso de senilidade explícita o registro que você está lendo aqui… É isto mesmo que eu disse: há aumentos que se podem prever, para 2015, que podem trazer enormes benefícios, tanto pessoais quanto coletivos. E, até sou capaz de mencionar alguns exemplos. Vamos a eles, pois…
Um primeiro exemplo de aumento benéfico, para 2015, é o do exercício das virtudes! Mas, só se for das virtudes prescritas pelo Criador. Numa época em que a carência de virtudes vai se tornando tão latente, com tantos prejuízos evidentes, um ‘aumento’ de apenas 10% do exercício da virtudes já faria uma diferença enorme; que dizer, então, se o ‘aumento’ alcançar taxas maiores? ‘Taí um caso em que, quanto maior a taxa de aumento, maior o benefício. Contrariar o histórico diagnóstico de Rui Barbosa (vero, por sinal) seria de incalculável benefício para a geração de
Outro aumento altamente benéfico para o ano que se inicia é o de ‘autarkia’. Bem! Essa palavra não existe no nosso vocabulário; existe “autarquia”, que dela deriva, mas esta tem significado ligeiramente diverso do que quero empregar. O significado que quero empregar é o de Filipenses 4.11 : “pois tenho aprendido a ser auto-suficiente seja como for” (minha tradução livre). A palavra para “auto-suficiente” (relativo a ‘autarkia’, que algumas traduções citam como contentamento) significa isto: sinto-me satisfeito (‘auto-suficiente’) com o que tenho! Não se trata do senso arrogante de não depender de ninguém; antes, significa ser grato a Deus pelo que tenho, e sentir-me sob a condição de suficiência, sem ficar continuamente ambicionando o que Deus ainda não aprouve me acrescentar. O segredo do entendimento dessa ‘autarkia’ está logo adiante: “Tudo posso naquEle que me conforta” (Fp 4.13, BCF).
Outro aumento que fará muito bem, no novo ano: fé! Jesus questionou, em tom de vaticínio: “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18.8, ARA). O tipo de fé de que falava o Verbo divino era específico. Fé em Deus, traduzida em fé no Seu Unigênito Filho, com lastro na certeza redentiva, construída na Sua Palavra. Os olhares humanos estão cada vez mais materialistas, cada vez mais consumistas, cada vez mais hedonistas (a característica dos que concentram interesses nos prazeres, nos entretenimentos e nas sensações). Reportagem que vi, por estes dias, mostra o universo de estudantes da faixa teen: chega o intervalo ou o fim das aulas, e os olhares estão avidamente concentrados nas telinhas dos aparelhinhos em suas mãos, que herdaram o nome de ‘celulares’, enquanto aumenta a rejeição e a indolência pelos livros. Parece que revivemos os dias de Cícero (
O novo ano é propício: ao contrário da ‘enxurrada’ de aumentos que apontam para um ano mais difícil, e que repugnam pela sua natureza, há certos aumentos que valem a pena! Que tal que nós os agendemos para o novo ano?
Na mensagem musical de hoje, o Grupo Prisma, cujas interpretações tantas vezes se assemelharam às do grupo Heritage Singers, interpreta canção vertida do inglês; o coração devoto do autor se revela nas linhas de sua poesia, cuja mensagem, em harmoniosa melodia, conclama para cultivo de autêntico sentido para a vida.
ONLY JESUS CAN SATISFY YOUR SOUL (1965)
SOMENTE JESUS PODE SATISFAZER SUA ALMA
Lanny Wolfe (1942 – …)
AudioPlayer online (controle de volume à direita)
Boa semana, Um Novo Ano venturoso, abençoado, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional