Agora no portal:

N° 137 : “PARA SEMPRE AO TEU LADO”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 12 de Janeiro de 2014

Por quanto tempo dura uma fidelidade autêntica? De que ela é ‘construída’? Pelo que é sustentada? Quais os maiores exemplos conhecidos? Alguém aí já ouviu falar do akita japonês ‘Hachiko’? Ou, do cão terrier escocês chamado ‘Bobby’? Ou, da gatinha de Passo Fundo (RS), chamada ‘Mucufa? Ou, da cadela de Divinópolis (MG), chamada ‘Pretinha’?  Ou do gato ‘Toldo’, da cidade italiana chamada Montagnana? Ou, do cachorro ‘Capitán’, de Villa Carlos Paz, na Argentina? Ou, do cavalo ‘Raposa’, em Várzea Grande, no Mato Grosso? Depois que minha esposa assistiu um documentário, contando a história da gata ‘Mucufa’, e me contou a história, comecei a pesquisar, e perceber que a lista de fatos idênticos pode ser bem maior do que se imagina…

Mucufa era a gata de estimação de Antenor Luiz Tomazoni, em Passo Fundo. Antenor morreu num acidente; a gata desapareceu. Dois anos depois, encontraram-na, com uma ninhada, vivendo sobre o túmulo de Antenor, e montando guarda à sua foto na lápide. Hachiko era o cão de um professor japonês de Shibuya; todos os dias, Hachiko ia até à estação de trem para esperar seu dono, quando de volta para casa. Um dia, ele adoeceu, e não veio (vindo a falecer); mas Hachiko, por nove anos a fio, todos os dias, continuou cumprindo seu ritual de fidelidade, indo até à mesma estação esperar seu dono. ‘Capitán’, por seis anos, montou guarda sobre o túmulo de seu dono. ‘Pretinha’, por mais de dez anos vem aguardando, nas proximidades da porta do hospital “São João de Deus”, em Divinópolis, o retorno de seu dono, por igual tempo já falecido. E assim, história após história, casos impressionantes de afeição e fidelidade de animais para com seus donos chamam a atenção. A história de Hachiko virou um emocionante filme – “Sempre ao Teu Lado”, em nosso idioma. A simples pesquisa de cada história dessas pode suscitar marcantes emoções. Lisiane Pereira de Jesus, professora de zootecnia na Universidade Federal do Mato Grosso, especialista em equoterapia, diz que os animais possuem maior sensibilidade e percepção que os humanos.

Mas, sabe o que penso? O maior de todos os casos de afeição, de fidelidade, de sensibilidade, está num nível acima dos homens e até dos animais (se for verdade que, neste quesito, estão acima dos homens). O caso mais elevado, inigualável até, está em quem faz afirmações (e, com garantia total, porque cumpre o que diz):
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo (Mateus 28.20, BCF).  
Ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua própria vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. ” (João 15.13,14, ARA). 
O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele; e, se O buscardes, O achareis; porém, se o deixardes, vos deixará” (II Crônicas 15.2, ARC). 
Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz; e o Deus de amor e paz estará com vocês” (II Coríntios 13:11, NVI).

Sabem de quem estou falando, não?

Não me surpreende saber que ler, ou ver na TV uma única história, dentre as amostras que mencionei, erige um mundo de emoções em muitos de nós. Eu mesmo, que tenho forte empatia por animais, não consigo evitar tais emoções. No entanto, cada caso desse também tem suas limitações, tanto nas circunstâncias quanto no tempo. Surpreende-me saber, outrossim, que não costumam se manifestar em nós ainda mais fortes emoções, se sabemos que o Criador do universo, o Rei de toda a glória, o Autor da nossa salvação, o Soberano sustentador das circunstâncias da vida, e da própria vida, está junto, presente, constante, consolador amparo, amoroso amigo, fiel companheiro. Não nos é Ele muito melhor? Não é infinitamente mais leal? Se Ele diz aos que o buscam, e Dele dependem – estarei ‘sempre ao teu lado’ (é o título do filme inspirado na história de Hachiko), não é Ele tão mais real, verdadeiro e indispensável? Homenagens têm sido prestadas a esses animais: Hachiko até ganhou uma escultura memorial na estação de Shibuya; o cãozinho Bobby, de Edimburgo, tem lá um outro memorial.

Será que as homenagens, o culto, a devoção Àquele que infinitamente mais faz pelos que Lhe buscam a face, e promete fazê-lo eternamente, têm sido suficientes? Será que o que a Ele retribuímos, por tão bem cuidar de nós todos os dias, está à altura? Ele sai conosco, quando saímos; anda conosco, onde andamos; volta conosco para casa; se nos separamos dos queridos, Ele consegue seguir conosco, ao mesmo tempo em que segue com os queridos; Ele se coloca à nossa cabeceira, quando nos deitamos; e também está à porta, enquanto dormimos. Que amigo, que fiel companheiro de todas as horas. Dura isto muito mais que um, dois, cinco, nove ou quatorze anos – dura a vida inteira. E, se um dia o fôlego de vida nos falta, Ele, misteriosamente, permanece junto com o nosso corpo na sepultura, porque decretou ressuscitá-lo um dia; mas também acolhe nos páramos celestes a nossa alma, porque promete dar a ela descanso de todos os seus infortúnios terrenos, para sempre. Ele é inigualável! O único que, verdadeiramente, faz jus ao registro – ‘Para Sempre ao Teu Lado” !!! Ele é o único que garante andar, a vida inteira, e toda a eternidade, com os que com Ele andam!

A Ele, todo louvor, e glória, e reconhecimento, e homenagens e adoração, aqui e na eternidade!

No ano de 1965, o ex-cantor pop brasileiro Luiz de Carvalho, então cantor evangélico, entoou para cerca de cento e vinte e mil pessoas, no Maracanã, em plena campanha do evangelista Billy Graham, versão por ele mesmo preparada de um hino baseado na caminhada do Jesus ressurreto, no caminho de Emaús, em companhia de dois discípulos. Ouça o hino pelo nosso reprodutor de áudio online.

DIVINO COMPANHEIRO

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Abraços, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15)
Ulisses 

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional'