Agora no portal:

N° 118 : “ANTES QUE SEJA TARDE”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 18 de Agosto de 2013

"Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! "
Foi assim, pelas repetidas vezes ouvidas, que aprendi ser o ditado. Eu acho até que ele deveria ter uma variante mais imperiosa, mais imperativa: "Não deixe para amanhã o que você DEVE fazer hoje!" Pois bem! Parece que a gente nunca aprende. 'Inda poucos dias atrás, comentava com o colega, Rev Guimarães (por quem sou honrado quando lê estas toscas linhas – ele mesmo um habilíssimo manejador das letras, tanto em prosa quanto em poesia, com ou sem música) que era meu plano dar uma ligada ao eminente Rev. Odayr Olivetti, lá em Águas da Prata; a intenção seria a de compartilhar novidades quanto a idéias já compartilhadas tempos antes, e solicitar suas valiosas contribuições (ele, também um leitor frequente de O Bem & o Mal de Cada Dia, até então). Mas, qual o que!  Ao chegar de viagem do interior, cerca de uma mais meia hora atrás, sou colhido de surpresa com notícia que tem dois lados no tocante aos sentimentos: Deus resolveu que ontem deveria ser o dia de chamar à sua augusta presença o eminente mestre, investindo-o na recompensa dos remidos. Por conta disso, um nome (e respectivo endereço de email) a menos mostra-se em minha provisória lista de remessa…

Rev .Odayr nasceu em Rio Claro, SP, no dia 28 de Maio de 1928. Era casado com dona Azená, sua fiel companheira desde 1954, ano em que também foi ordenado ao sagrado ministério da Palavra de Deus. Pastoreou os campos missionários de  Nanuque e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, assim como Porto Alegre (RS), todos pela Junta de Missões Nacionais da IPB. Foi também um dos pioneiros missionários estrangeiros, ministrando no Chile na década de Cinquenta. Pastoreou na cidade de São João da Boa Vista, SP, onde seu corpo passou, desde ontem, a aguardar o dia da Ressurreição final. Foi professor no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, foi diretor do Instituto Cristão de Castro (PR), e deixa um rastro de obras importantes, escritas com uma pena que mostra raridade na combinação das letras e até das rimas. Dona Azená, com quem falei agora há pouco, nutre essa duplicidade de sentimentos: a tristeza pela perda agora, e a consolação pela sólida esperança do reencontro, no dia vindouro do Senhor. Maranatha!

E assim é: minha intenção de falar com o nobre servo de Deus se frustrou, fazendo-me lembrar do ditado acima rememorado. Mas, é assim a vida. Há tantas situações em que acabamos nos arrependendo por não ter efetuado o ato pensado no tempo oportuno e necessário… Depois, a oportunidade passa.

Aliás, encontramos no Livro de Deus, fortes e oportuníssimas admoestações nesse mesmo vetor.
Aos jovens, por exemplo, a Escritura exorta:
"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás – não tenho neles prazer; " (Eclesiastes 12.1, ARA – e vale a pena ler, ou reler o restante do capítulo).

Em outras  palavras: Lembra-te do teu Criador, ANTES QUE SEJA TARDE !

Entre Quinta-feira e hoje, rodei perto de mil quilômetros dessas belas estradas que temos em Minas. Na ida, duas interrupções prolongadas, várias ambulâncias de resgate, por conta de dois acidentes sérios, que certamente ceifaram vidas de alguns jovens… Na volta, mais uma prolongada interrupção, resgate até com helicópteros. Por que deixar para lembrar do Criador quando for tarde?

Outro exemplo se refere a certo homem, personagem de uma das parábolas de Jesus, que amontoou muitos bens e riquezas em torno de si, mas não teve tempo para preocupar-se com aquEle que lhas deu. Aliás, disse ele, de si para si mesmo – Ah! Nos meus depósitos há muitos bens, para muitos anos; agora, minha alma, come, bebe, e folga-te! . Concernente a ele, para exprimir seu ensino, disse o Soberano Mestre:
"Insensato! Esta mesma noite a tua vida será exigida; então, para quem ficará tudo o que você preparou? " (Lucas 12.20, NVI). Se você não concordar comigo, paciência. Mas, eu digo que vejo aí o mesmo teor de advertência – Lembra-te do teu Deus, teu Provedor, àquEle que te dá e te preserva a vida, ANTES QUE SEJA TARDE!

Falando acerca da hora oportuna para executar determinado ato (no momento em questão, Jesus estava para restaurar vista a um cego de nascença), o Filho de Deus usou uma singular figura de linguagem para admoestar:
"Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar." (João 9.4, BCF).

Por fim, quanto à transitoriedade da vida neste mundo, a segura perspectiva da vida porvir, a diferença crucial que pode cercar aqueles que refletem sobre este porvir com ou sem a segurança que foi posse acertada, por muitas décadas de vida de Odayr Olivetti (assim como de muitos outros), a Palavra de Deus adverte ainda:
"Na qualidade de colaboradores seus [i.é, de Cristo], exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 
Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação 
" (II Coríntios 6,2, BCF).

Prá não deixar dúvidas de que é necessário, é urgente, é premente considerar a salvação ANTES QUE SEJA TARDE, o texto sagrado usa o mesmo advérbio de tempo – agora – por duas vezes. Nada é tão sério quanto isto. Trata-se da mesma seriedade, urgência, premência que levou o profeta a advertir, em nome de Deus:
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaias 55.6. ARC). Se me fosse dada a permissão de fazer um acréscimo, apenas para enfatizar a advertência, eu apenas diria: ANTES QUE SEJA TARDE!

Pois muito bem! Não poderei contar com as contribuições do nobre Rev. Odayr para minhas pretensões – Deus o chamou para Si; bendito seja o Nome do Senhor!
Mas, os jovens podem se lembrar do Seu Criador, ANTES QUE SEJA TARDE; os que amealham lá seus bens (nada contrário a isto), podem voltar, com justiça e reconhecimento, àquEle que lhes valeu por provimento, ANTES QUE SEJA TARDE; os que ouvem (mesmo lendo) a palavra do evangelho da salvação podem voltar, no agora mais oportuno da vida, seus ouvidos ao Redentor, ANTES QUE SEJA TARDE; e, quem pensa que um dia pode precisar de Deus, o Senhor, supondo insanamente que nem todo dia precisa, pode buscá-lo e invocá-lo, ANTES QUE SEJA TARDE!

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional