Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 30 de Junho de 2013
O atual escândalo que envolve a gestão Obama, nos Estados Unidos, parece ainda não haver chegado ao fundo do poço.
As matérias na imprensa amedrontam, sob certo aspecto. Dois funcionários da receita federal norte-americana (o IRS – Internal Revenue Service) declararam ao congresso do país, segundo o The Wall Street Journal, que a ordem para fuçar a vida de determinados contribuintes partiu de Washington mesmo. Quando falo "fuçar", segundo o que se divulga na imprensa do hemisfério norte, implica em muito mais do que se pensa. Até o Facebook de contribuintes pode ter sido vasculhado por "ordens superiores", no intuito de descobrir-se os posts, as fotos, sites 'navegados',uploads, downloads, arquivos armazenados, opiniões emitidas – tudo!
Simplesmente, pessoas ligadas ao governo passariam a ter conhecimento de tudo quanto possível, relacionado à vida de certo número de cidadãos norte-americanos escolhidos, sem que eles ao menos suspeitassem, de acordo com o noticiário dos depoimentos.
Com isso, expõe-se um fato pouco percebido em sua dimensão: com a universalização da internet e das redes sociais, com as máquinas 'plugadas' o tempo todo na rede internacional, o risco de invasão de privacidade multiplicou-se assustadoramente. Sem querer ser catastrofista, mas parece que, sem devidos cuidados, a vida de alguém, em milhares de arquivos armazenados num computador ligado à net, pode facilmente ser exposta ao avesso. É tempo de por "as barbas de molho". Por nada não: eu mesmo, anos atrás, participei de um fórum privado de relacionamento internético, o qual teve mensagens ilegalmente recuperadas por bisbilhoteiros com más intenções, e expostas em meio a grupo alheio.
É prá pensar! Já imaginou, um dia, alguém que você nem conhece, manda de volta no seu endereço de email um certo número de arquivos pessoais seus, que você julgava estarem bem guardados no seu computador, somente prá provar a vulnerabilidade da internet? Ou para te assustar? Ou para chantagear? Que pesadelo, não?
Pois bem! Imagino quanto incomoda imaginar que alguém, um dia, possa vir a invadir e expor nossa privacidade dessa forma; mas, talvez não incomode a mim e a muitos dos meus leitores de hoje que já haja Alguém fazendo isto, neste preciso momento. E há!
Sim, posso te assegurar que há – e não sou eu!
Aliás, esse alguém já vem fazendo isto há muito tempo; tanto no seu computador, quanto no seu coração e no seu cérebro (e nos meus).
Você entendeu, suponho!… É Deus mesmo!!! Se nos lembrarmos efetivamente de quem é Deus, de que poderes Ele dispõe (infinitamente mais que os hackers do Facebook ou do Orkut), e do que Ele adverte a respeito, não seríamos tão levianos quanto ao próprio Deus, ante Seus olhos.
A Bíblia revela dados impressionantes – muito mais do que pode estar ocorrendo nas mídias sociais e nas redes, hoje.
Por exemplo, três passagens do Antigo Testamento:
"Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e Ele considera todas as suas veredas" (Provérbios 5.21, ARA).
"Em todo lugar estão os olhos do Senhor, vigiando os maus e os bons" (Provérbios 15.3, BCF).
"Aquelas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra" (Zacarias 4.10, NVI).
Então, não deveria arrebatar-nos muito mais atenção e zelo esta constatação, de que Deus perscruta com a mesma precisão, sem erro de interpretação, não apenas o que está no computador, mas igualmente o que está na mente e ainda no coração? Quem mais poderia fazer isto? Trará sobre nós temor o que o homem pode investigar e descobrir sobre a vida de cada um, com o uso da sua tecnologia, mas não trará sobre nós ainda mais temor o que o Senhor, o Deus, Todo-Poderoso, constantemente vê, considera e perscruta, ante cujo olho nada e nenhum escapa, nos seus mínimos detalhes? Você, que entende um pouco mais de informática, sabe o que é um firewall ? É uma ferramenta instalada no computador para proteger contra invasões. Pois eu te digo: não existe um firewall que se possa usar ante dos olhos de Deus.
No entanto, a mensagem bíblica, da parte de Deus e sobre Deus, não é só temor. Há uma mensagem do Novo Testamento que encampa a do Antigo, e a complementa, reprisando o que também no Antigo Testamento está (Salmo 34).
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males" (I Pedro 3.12, ARC).
Consolador, não? Se, por um lado, há severidade no multipresente olhar de Deus quanto aos que lhe desagradam, por outro lado há misericórdia, amor e benevolência no onisciente olhar do Senhor para com os que procuram não ignorar-Lhe os desígnios e prescrições.
O salmista proclamou, poeticamente:
"SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
Se eu subir aos céus, lá tu estás; Se eu fizer a minha cama no mais profundo abismo, eis que estás ali;
se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,
até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." (Salmo 139.1-12, ARA)
Como provado, há duas percepções possíveis para este quadro. Podemos usufruir do onipresente olhar de Deus por um prisma benévolo, ou por um prisma perscrutador. Depende de nossa atitude perante Deus.
Então, deixo enfim a pergunta de retórica, que dá título a esta singela mensagem: Fugir?… Prá Onde? …
Ofereço, ao final, uma mensagem harmoniosamente cantada pelo Quarteto Templo.
"Com amor cuidará de ti…"
HOW LONG HAS IT BEEN? (1956)
QUE TEMPO JÁ FAZ?
Mosie Lister (1921)
AudioPlayer online (controle de volume à direita)
Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ACRF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional