Ministérios EFRATA – Arautos de Vida
Novembro de 2014
“Eu e minha família sabemos que o acidente que sofri foi parte de um plano de Deus, e que Ele conduz todas as coisas no sentido fazê-las cooperar, conjuntamente, para o bem daqueles que O amam, e que são chamados segundo o Seu propósito”. É extremamente pertinente ter consciência disso, e confiar que é assim que ele age. Certamente o que passei não teria sido a minha escolha, com tanta dor e sofrimento; mas, com eles, também vieram o regozijo e o restabelecimento. Reconhecemos a bênção de Deus no meio de tudo”. Foi assim que Dan Dillard terminou o relato do testemunho que ele produziu, em face do grave acidente que sofreu. Voltemos ao começo, porém…
Numa tarde de Agosto de 2013, Dan Dillard guiava sua moto para um domicílio, onde iria dirigir um estudo bíblico. O lugar era a pequena cidade de Bend, no estado de Oregon, Estados Unidos. Subitamente um veículo o atingiu de modo violento, inadvertido, pela esquerda. A força do impacto foi tão grande que Dan foi atirado longe, inconsciente. Bacia e outros ossos quebrados, lesões por todo o corpo, e a artéria aorta rompida. Ainda inconsciente foi levado para o hospital. Os médicos que o atenderam já sabiam que jamais alguém tinha sobrevivido, no estado em que ele se encontrava. Foram dias, semanas mesmo, de luta entre a vida e a morte. Quando as lesões não pareciam recrudescer, veio uma infecção generalizada. Os médicos chegaram a dizer à sua esposa, Sharon, e ao filho de oito anos, que Dan estava morrendo. E eis que receberam a companhia de um batalhão de gente em oração.
No meio dessa hora tormentosa, a última pessoa que eles poderiam esperar para dele receber visita teria sido o condutor do veículo que o atingiu. No entanto, em meio ao aparente desalento das notícias médicas, eis que Sharon encontrou forças para perdoar o homem, para falar-lhe da pessoa singular de Jesus Cristo, testemunhando-lhe a segurança que seu marido, ela e filho tinham no Redentor. E aquele homem, entre surpresa, constrangimento e nova descoberta, encontra-se com a verdade e vê-se aos pés de Cristo. Certamente que Sharon pode ter pensado: Se Deus levar meu esposo, mas conquistar para o céu também essa alma, terá valido a pena.
Depois de dois meses de lutas, sem que cessassem as intercessões elevadas ao céu, alguma melhora começa a surpreender e dissipar o quadro de morte. Em semanas, quando Dan recuperou a consciência, e a capacidade de falar, foram os médicos, os enfermeiros e as enfermeiras e demais funcionários do hospital que começaram a ouvir-lhe sobre a fé, sobre a Bíblia, sobre Deus e sobre o céu. Então, aconteceu o que justificou sua alcunha – “o homem do milagre”… A invisível mão do Divino Pastor interferiu em conjunto com os médicos e os recursos; as orações interagiram em conjunto com os medicamentos e, quase quatro meses depois, o fixador ortopédico metálico externo foi retirado. Reaprender a andar, era o novo desafio, em meio às terapias diversas. Em janeiro deste ano, Dan voltou para casa.
Acidentes com motos têm uma altíssima incidência no Brasil. Em muitos casos não há sobrevivência. Deus foi gracioso com Dan. Sua primeira pregação, após a saga, ainda numa cadeira de rodas, porém, foi em Romanos 8. 28-30: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (ARA). Sua certeza jamais foi abalada: tivesse o grave acidente ceifado sua vida, estaria nos braços do querido Redentor no céu; já que Deus o manteve aqui, e o restaurou, resolveu intensificar seus esforços, no sentido de levar mais pessoas a conhecer o Salvador. “Fisicamente, eu renasci; espiritualmente, já havia renascido. Que muitos, através da minha vida, venham a crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, alcançando, pela fé e em Seu Nome, a vida eterna”(conforme João 20.31).
Dan Dillard é um “arauto de vida”.
Quando Noé soltou a pomba na janela da arca, depois de todo aquele dilúvio que cobriu (e destruiu) a terra (está lá, em Gênesis, entre os capítulos 6 e 9, inclusive), e a pomba trouxe a Noé o raminho de oliveira no bico, a mensagem era clara, do jeito que Deus tinha dito: o dilúvio não será para sempre… Haverá vida, outra vez, e ainda há esperança! Confira, especialmente em Gênesis, capítulo 8. Concordemente com a nossa mensagem, nosso hino-tema é também mensagem de arautos de vida. Mesmo que o 'dilúvio' seja longo e hostil, não vai chover para sempre; há vida, depois dele…
Nosso hino temático também fala disto. Na voz suave de Cynthia Clawson…
IT WON’T RAIN ALWAYS… (1981)
NÃO VAI CHOVER PARA SEMPRE…
Letra : Gloria Gaither (1942…)
Música : Bill Gaither (1936…) & Aaron Wilburn (1950…)
Someone said that in each life:
Alguém disse que em cada vida
Some rain is bound to fall:
Alguma chuva é fadada a cair
And each one sheds his share of tears:
E cada um entorna seu tanto de lágrimas
And trouble troubles us all:
E problemas afetam a todos nós
But, the hurt can't hurt forever:
Mas, a dor não pode ferir para sempre
And the tears are sure to dry…:
E as lágrimas por certo hão de se estancar…
And it won't rain always:
E não há de chover para sempre
The clouds will soon be gone:
As nuvens logo se dissiparão
The sun that they've been hiding:
O sol que elas têm ocultado
Has been there all along…:
Tem estado lá, em todo o tempo…
And it won't rain always:
E não há de chover para sempre
God's promises are true!:
As promessas de Deus são reais
The sun's gonna shine in His own good time:
O sol há de brilhar no tempo próprio Dele [Deus]
And He’s gonna see you through!…:
E Ele vela por ti…
The sun's gonna shine in God's own good time:
O sol há de brilhar no tempo próprio Dele [Deus]
And He will see you through!…:
E Ele há de velar por ti! …
AudioPlayer online (controle de volume à direita)
Abraços
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional