Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 17 de Setembro de 2017
“Meus filhos terão computadores, sim; mas, antes, terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive, sua própria história!” Quem disse isto foi ninguém menos do que alguém que tem tudo para se interessar em que as pessoas tenham computadores, e não livros: o homem que se transformou no mais rico do mundo, por causa de sistemas para computadores – Bill Gates (1955-…).
Perguntaram a Bill Gates qual o seu livro preferido; e ele indicou “O Apanhador do Campo de Centeio, de Jerome David Salinger (1919-2010). J. D. Salinger foi um escritor que, como militar, participou da invasão da Normandia, em 1944; tornou-se muito interessado em religiões orientais. Uma das grandes curiosidades desse seu best-seller é que foi encontrado entre os pertences de alguns dos criminosos mais famosos do pós-guerra: Chapman, que matou Lennon; Bardo, que matou Rebecca Schaeffer, e Hinckley, que atentou contra Ronald Reagan, o ex-presidente norte-americano, entre outros.
As editoras apreciam muito fazer enquetes e pesquisas sobre livros preferidos dos famosos… Isto promove a literatura, além, é claro, de promover os livros por eles citados. Assim, muitas listas de livros preferidos pelos famosos têm sido publicadas. Nelas, aparecem clássicos, como Os Irmãos Karamazov, de Dostoievski, O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupery, A Odisséia, de Homero, e Senhor dos Anéis, de Tolkien… O ex-lutador Muhhamad Ali (1942-2016) fazia questão de indicar, sempre, o Corão…
Tive a curiosidade de fazer uma pesquisa em muitas listas de famosos sobre suas leituras preferidas; sim, quase uma centena de famosos. Imagina quantos deles citaram o maior best-seller mundial como sua leitura preferida? Nem um sequer! De acordo com o Guinness World Records Book, o mais produzido e distribuído livro de todos os tempos é a Bíblia, com mais de 5 bilhões de cópias editadas.
Neste cenário, torna-se marcante a imagem do ex-apresentador Marcelo Rezende (1951-2017), ontem falecido. No início da manifestação de seu câncer, apareceu ele em uma foto, com a Bíblia na mão, trazendo a seguinte legenda para a foto: “Esta é a minha companheira de vida inteira; não é um AMOR apenas de agora… É a Palavra de Deus…”
Agora, pense no que disse Lutero, o reformador de 500 anos atrás: “A Bíblia é viva – ela fala a mim; ela tem pés – anda comigo; ela tem mãos – apodera-se de mim!”. E quanto a Calvino? “A Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual, enquanto nada que seja útil e necessário saber é omitido, nada é ensinado senão o que é conveniente saber”!
Infelizmente, ainda que seja a literatura mais presente no mundo, com suas mais de 5 bilhões de cópias, há uma geração crescente, hoje em dia, que mais lê as mensagens de um whatsapp, ou de um tweeter, ou de um Facebook… Interessa-se mais pela profusão de imagens na ostentação dos posts de um Instagram, do que pelas vívidas e didáticas imagens sem gravuras das narrativas bíblicas…
Se eu fosse parafrasear Bill Gates, diria: sem O Livro, o mais importante de todos, nossos filhos serão incapazes de ler e escrever história – principalmente, sua própria história!
Nunca é demais lembrar o que a Escritura Sagrada diz de si própria. Até porque, mesmo sabendo, arranjamos um jeito de ignorar ou esquecer:
– “A Lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma!” (Salmo 19.7,)…
– “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho!” (Salmo 119.105)…
– “Tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito; a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4)…
– “Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa; para que, pelo nosso exemplo aprendais isto – não ultrapasseis o que está escrito, a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um, em detrimento de outro” (I Coríntios 4.6)…
– “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3.16,17)…
– “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12)…
Quem mais dirá – é meu livro preferido?
[Todas as citações são da versão ARA]
Bom Domingo, boa semana,
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional