Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 09 de Julho de 2017
“Ela saiu para visitar a avó, mas não chegou lá. Nós a procuramos pela estrada, por todo o trajeto, mas nem sinal. A espera, nestes dias, foi terrível”. Assim a mãe da jovem Carolina Laila Soares, de Iturama, retratou a espera de quatro noites e três dias, sem notícias da filha.
Carolina saiu de sua casa, em Iturama, MG, para visitar a avó no distrito de Alexandrita. No caminho, porém, resolver desviar a rota, e seguir até Jales, SP, para visitar amigos. No trajeto, o veículo que dirigia, no começo da noite, despencou por uma ribanceira de dez metros de altura, e foi parar num buraco profundo, à beira de um riacho, à margem da rodovia. Carolina conseguiu sair do veículo arrastando-se, até à beirada do riacho; gritou por socorro seguidas vezes, mas ninguém lhe ouviu.
Ao arrastar-se pela terra, agravou o quadro que lhe acometeu, e perdeu as forças ao cair com metade do corpo no ribeirão. Amanheceu o primeiro dia, a esperança voltou; mas o dia inteiro se passou, sem que ninguém lhe socorresse. Com fraturas na bacia, na perna e na costela, suas forças se esvaíam. A segunda noite foi pior; a água do ribeirão era suja, mas não havia outra alternativa contra o risco de desidratação. A família começou a procurar por todo o trajeto previsto, sem sinal; sua mãe temeu por tudo o que imaginou.
Segundo dia, terceira noite, e nada. Esperar pelo que se anseia, quando passa o tempo, não é fácil. Terceiro dia, nenhum socorro. Ao amanhecer da quarta noite, um trabalhador rural avistou o carro todo retorcido. Só quando chegou perto, viu a moça, meio corpo dentro d’água. Carolina foi levada ao hospital de Fernandópolis, com quadro de desidratação, desnutrição, hipotermia, anemia, oximetria baixa, embolia pulmonar, além das dores pelas fraturas e dos riscos de infecção. A espera chegava ao fim…
Esperar é um exercício. Às vezes, não tão saudável. A própria Escritura diz: “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida” (Provérbios 13.12, NVI). A fé, quando firmada em promessas já possuídas, produz uma esperança saudável; por isto é certeza de coisas esperadas, isto é, promessas reveladas, ainda que apontando para fatos ainda não visualizados (conforme Hebreus 11.1).
Esperar pela provisão divina é também exercício; exercício para a fé, para as têmperas da alma. Quantas vezes Deus se atrasa nas Suas provisões? Que pergunta! E Deus se atrasa alguma vez? Quem sabe alguma coisa dos atributos de Deus sabe que não: onisciência, onipresença, onipotência, soberania, sabedoria… Todos os Seus atributos são revestidos da perfeição.
Mas, se é assim, por que tantas vezes somos tentados a olhar para o relógio, para o calendário, e olhar para a direita e para esquerda, como se estivéssemos prontos a denunciar o atraso de Deus, como se estivesse Ele para aparecer de algum dos lados? Quando é que isso ocorre? Quando uma enfermidade surge por dentro, ou ao lado… Quando uma fonte de renda se faz necessária… Quando uma reconciliação é aspirada… Quando uma solução importante é ansiada… Quando um sonho é acalentado… Quando a expectativa de uma redenção é nutrida…
Mas, Deus nos põe a esperar, não poucas vezes. Sim, porque Ele tem o Seu tempo, que não se sujeita ao nosso tempo. O salmista, que experimentou muitas esperas, declarou: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40.1, ACF). Porque Deus nunca perde a capacidade auditiva.
O Senhor ensina, pelo Seu profeta, algo da mais alta importância: “Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaias 40.31, ARA). Esperar pelo acaso desgasta; esperar pelos homens, desaponta; esperar pela natureza impessoal e involuntária, ilude; esperar pelos astros, é insano; esperar pela força própria, é correr atrás do vento; esperar meramente por esperar é insensato…
Esperar no Senhor traz uma força misteriosa: a força que renova as forças pessoais, que se exaurem facilmente. No Senhor, esperar muito ou pouco não faz diferença: as forças se renovam, no muito ou no pouco. A esperança que se cultiva no Senhor não cria fadiga; pelo contrário… Parece uma contradição; mas, note: se esperar no Senhor faz renovadas as forças, esperar no Senhor mais do que a expectativa primária poderia agasalhar é contar com a força misteriosa que faz mais vigoroso o renovo. Por isto, aprender a esperar é imprescindível!
Certo homem, artista, apresentador de rádio, se converteu a Cristo em 1949, com uma pregação de Billy Graham, também pelo rádio. Logo no início, ele descobriu que Deus tratou suas ansiedades fazendo-o esperar. Quantas coisas esperou de Deus, que parecia, às vezes, ta5dio em lhe ouvir. O texto acima, de Isaias 40, lhe foi de especial valor.Dali, compôs belíssimo hino, que hoje desfecha nossa mensagem. Acompanhe, clicando nosso player online após a apresentação da letra…
TEACH ME,LORD,TO WAIT (1953)
ENSINA-ME, SENHOR, A ESPERAR
Stuart Hamblen (1908-198)
Teach me Lord to wait, down on my knees
Ensina-me Senhor a esperar, quedado, de joelhos
Till in Your own good time You answer my plea
Até que, no teu bom tempo, respondas meu clamor
Teach me not to rely on what others do
Ensina-me a não confiar no que confiam outros
But to wait in prayer for an answer from You
Mas a esperar em oração por tua resposta
Teach me Lord to wait while hearts are aflame
Ensina-me, Senhor, a esperar, enquanto arde o coração
Let me humble my pride and call on Your name
Faz-me humilhar meu orgulho e por Ti clamar
Keep my faith renewed, my eyes on Thee
Mantem renovada a minha fé, meus olhos em Ti
Let me be on this earth what you want me to be
Faz-me estar, neste mundo, onde queres que eu esteja
They that wait upon the Lord shall renew their strength
Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças
They shall mount up with wings as eagles
Subirão com asas como águias
They shall run and not be weary
Correrão e não se cansarão
They shall walk and not faint
Caminharão e não desfalecerão
Teach me Lord, teach me Lord to wait!
Ensina-me Senhor, ensina-me Senhor a esperar!
AUDIO PLAYER ONLIBE (Controle de volume à direita)
Abraços, boa semana !
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional