Agora no portal:

N° 285 : “PEQUENOS COMEÇOS…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 05 de Fevereiro de 2017

 

Vocês podem dividir um único quarto, se quiserem, porque é somente um que temos livre… Assim disse o recepcionista da hospedaria, naquela noite, ao hóspede que acabara de chegar de viagem, procurando lugar para pernoite.  Era 14 de Setembro de 1898, cidade de Boscobel,  Wisconsin; a hospedaria era, na verdade o Boscobel Central House Hotel. O ar estava contaminado com a fumaça de tabaco, e com o ruído incômodo dos jogadores de pôquer, no hall e no salão  anexo do hotel.

John Nicholson (1859-1946), viajante, era hóspede frequente naquele hotel. Porém, tanto a cidade quanto o hotel estavam lotados, por causa de um evento. Nicholson teve que aceitar uma única cama que estava vaga, mas num quarto duplo, onde já havia um ocupante, Samuel Hill (1867-1936). Os dois homens foram apresentados, e Samuel Hill aceitou acolher o outro hóspede no seu quarto. Já no aposento, conversando, os dois homens recém apresentados um ao outro descobriram algo em comum: ambos eram cristãos convertidos.

Ante a surpresa, leram juntos e Bíblia, e começaram logo a se indagar sobre quantos outros hóspedes seriam, também, cristãos. Decidiram montar uma associação, com o fim de evangelizar, provendo Bíblias para os quartos de hotéis; depois, poderiam chegar a escolas, a hospitais… Marcaram uma data, e começaram a convidar pessoas para se aliarem a eles. No dia marcado – 1º de Julho de 1899, além deles dois, somente um terceiro cristão se ajuntou a eles: William (Will) Knights (1853-1940).

Não desanimaram, não desistiram. Naquele encontro, lendo em Juízes 6, 7 e 8 sobre a história de Gideão, e como este derrotou um poderoso e bem armado exército, de centenas de milhares de soldados, com apenas 3 centenas de homens, resolveram que sua associação evangelística seria chamada de “Os Gideões”. Apenas três cristãos, viajantes e comerciantes… Mas, logo receberam apoio de um pastor; depois, outros pastores e homens de negócios.

Passado um século, Nicholson, Hill e Knights não estavam mais vivos para ver o que se deu: em 2001, aquela associação alcançou o seu primeiro bilhão de porções bíblicas (Bíblias e Novos Testamentos) distribuídos. Em 2015, quatorze anos depois, dobraram a conta (2 bilhões), presentes em cerca de duzentos países, com o nome de “Os Gideões Internacionais”. O ritmo de 2016 projeta mais cinco anos para chegarem ao terceiro bilhão. Um pequeno e humilde começo, uma obra de grande vulto.

Se os dois homens desanimassem e desistissem, no dia daquela reunião de 1899, só porque apenas uma terceira pessoa atendeu seu convite, não se contaria essa empolgante história. Não se despreza o dia dos pequenos começos (Zacarias 4.10). O que aprendemos na ‘escola divina’, é que os pequenos começos podem chegar longe, alçar vôos elevados, surpreender com maravilhosas realizações, se estiverem nas mãos de Deus.

A Escritura contém vários exemplos: “Não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes a vitória” (Ec 9,11, ARA); “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”  (I Coríntios 1.27, NVI).

De fato, na linha do tempo da ação divina, pequenos começos são germens que podem frutificar surpreendentemente. Ninguém deve pensar que, por conta da singeleza dos empreendimentos, ou das ideias, não haverá valor. “O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (I Samuel 16.7, ACF).

O rei Asa, com um pequeno exército, derrotou o poderoso exército etíope daquela época – um milhão e trezentos mil guerreiros, porque Deus estava com ele (II Crônicas 14). Gideão, com seus trezentos, derrotou o poderoso exército midianita, de mais de cento e trinta mil soldados (Juízes 7).

Para redimir o mundo, Deus escolheu uma humilde vila na Judéia para enviar Seu Filho; e este, escolheu alguns pescadores e outros galileus, para transformar o mundo. Para Deus, não há pequeno, simples, humilde que não possa ser multiplicado e usado. Assim foi o pequeno grupo de Wisconsin; assim é em qualquer lugar. Pequenos começos, nas mãos de Deus, podem chegar longe, alcançar alturas.

 

Bom final de semana, boa semana a seguir!
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional