Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 09 de Setembro de 2018
Dizem, por aí, que o gênio já nasce gênio. Suponho que quem repete essa tolice provavelmente não conhece a biografia da maioria dos ‘gênios’ que impactou este mundo. É o caso, por exemplo, de Thomas Alva Edison (1847-1931).
Dele é uma frase já amplamente conhecida: "O gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração" (Revista Harper's, Setembro de 1932). E não é de se estranhar: Edison testou perto de cem experimentos para inventar a lâmpada elétrica incandescente, e sempre havia um problema para que a lâmpada durasse… Quando lhe criticaram porque continuaria tentando, se já tinha esgotado quase cem tentativas que não deram certo, respondeu ele:
– Vou tentar de novo, sim; pelo menos, agora já sei cerca de cem maneiras que devo evitar, para conseguir meu objetivo!
Edison nunca se firmou numa escola, quando pequeno: irrequieto, perguntador, não aplicado… O professor não o aguentou mais do que três meses, quando ele tinha oito anos de idade. Depois disto, nunca mais frequentou uma escola. Aprendeu o que aprendeu com sua mãe, em casa, e sozinho, lendo e estudando por conta própria. Chegou a ter dois sérios acidentes com o “laboratório de química” uque montou para si…
Mesmo assim, fundou ele nada menos do que 14 empresas e patenteou nada menos do que 1093 inventos. Entre as empresas, a potência mundial conhecida como General Eletric; entre os inventos, o fonógrafo (o ancestral do toca-discos), o microfone a carvão, que passou a ser usado nos telefones, o projetor de cinema e, o mais famoso e universal de todos os inventos: a lâmpada elétrica incandescente.
Tamanha foi a sua fama, como inventor, que o país – os Estados Unidos da América – o reverenciou como o mais útil cidadão da América. Aquele pastor, que foi seu professor por três meses apenas, numa cidadezinha do interior, e logo pediu os pais para retirá-lo, jamais imaginaria que o estudante rejeitado, aos oito anos, seria a celebridade ante o qual o mundo se curvou… Mas, o que chama atenção em Thomas Alva Edison? A capacidade de aguentar as críticas e não desistir…
Hoje em dia, difícil é persistir; mas fácil é desistir… O casal mora em determinado lugar da cidade, e logo se cansa do lugar, ansiando por morar em outro; uma pessoa assume uma função na igreja, um ofício, ou um cargo, e logo está ansiando com o dia em que vai deixa-lo a outro; pastores se cansam das igrejas, e querem ‘ares novos’, noutra igreja… O mesmo ocorre com o trabalhador de uma empresa: em pouco tempo, começa a achar que está no lugar errado; também anseia por ‘ares novos’…
Mudamos as coisas de lugar com muito mais velocidade, porque muito mais rapidamente nos cansamos de vê-las onde estão… Mudamos de roupas, de carro, de smartphone, de copo, de sandália e sapato, com velocidade recorde, a mesma velocidade com a qual nos cansamos de ver tais coisas conosco, enquanto o mercado vai impondo as novidades. Mulheres, em pouco tempo, estão pensando sobre quanto tempo vão aguentar, junto de seus maridos; homens, em pouco tempo, estarão perguntando a si mesmos quanto tempo vão agüentar junto com suas esposas…
Somos a geração que fica, o tempo todo, aspirando por ‘ares novos’… Enquanto isso, sofrem as pessoas ao nosso lado, no ambiente de trabalho; sofre a comunidade da igreja, por não poder contar conosco com o mesmo vigor, depois de pouco tempo; sofre a família, porque parecemos torturados com a “mesmice”…
Até Deus pode se indignar conosco, porque não lhe servimos com a mesma disposição do primeiro momento. “Tenho, porém, contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2.4, ARA). Assim, nos tornamos inconstantes, esmorecendo com muita facilidade, e desgostando ao Senhor… “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.7,8, ACF). Dobrez é aquela qualidade negativa das pessoas que desanimam com facilidade.
Em vez disso, deveríamos ser como Davi, quando chegou à sua cidade de refúgio – Ziclague – que estava incendiada pelos amalequitas, os quais levaram cativos os idosos, as mulheres e as crianças de Davi e seus guerreiros? Lembra? Não? Sugiro que leia, em I Samuel 30.1-6. Com tal modelo de encorajamento, o ânimo dobre fica de fora… Teremos mais persistência; menos dependência de tantos e tão frequentes ‘ares novos’!…
Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses
Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional