Agora no portal:

N° 295 : “NÃO ERA O FIM: ERA SÓ O COMEÇO!”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 16 de Abril de 2017

Houve um tempo em que a ficção foi um gênero em alta produção nos filmes. Lembro-me de alguns exemplares: o Túnel do Tempo era uma série que permitia viajar ao passado; os protagonistas iam e voltavam, levando seu conhecimento do presente, tentando interferir na história; Viagem ao Fundo do Mar, com o Almirante Nelson e o Capitão Crane, misturava a curiosidade pelas maravilhas do oceano com diversas invenções típicas de Hollywood; Perdidos no Espaço cativou a atenção de várias pessoas, naquela geração… A família Robinson, tripulando a nave Júpiter 2, parecia fadada a nunca mais voltar ao planeta terra. Viagem ao Centro da Terra fascinava, sob a utópica tarefa sugerida pelo seu título.

Para muitos, é do mesmo gênero a narrativa da ressurreição de Jesus.  O fato de o evento de ressurreição não ser contado entre os eventos naturais da história do planeta deixa os céticos em profunda dúvida quanto à ocorrência de Cristo. Maior que a incredulidade quanto a essa ressurreição, certamente é o desconhecimento do poder de Deus, e a rejeição da realidade de que o Messias encarnado era também divino. Reuben A. Torrey (1856-1928) disse que “a ressurreição de Cristo é a pedra angular da doutrina do evangelho, o Gibraltar da evidência cristã, o Waterloo do liberalismo”.

Pedra angular é, na antiga tradição das construções, a principal pedra do alicerce; ela era lavrada de modo inteiramente regular, oferecendo o ângulo preciso para a continuidade do alicerce nas demais direções. É uma pedra de gabarito: dela dependia a precisão do alicerce; e, da precisão do alicerce dependia precisão ortogonal da construção.

Gibraltar é o estreito geográfico que separa o Mar Mediterrâneo do Oceano Atlântico; o continente europeu do continente africano. Sua referência para as navegações está na imponente Rocha de Gibraltar, marco mais importante do estreito. Dizer, por analogia, que algo ou alguém é o Gibraltar de uma situação significa dizer que é a segurança em que repousa a situação. Uma gigante mundial do mercado de seguros – empresa centenária – usa a efígie da Rocha de Gibraltar como símbolo da segurança que oferece aos seus clientes.

Waterloo foi o lugar que dá nome à batalha (1815) que pôs fim ao temido império francês de Napoleão Bonaparte (1769-1821). O liberalismo descrê da ressurreição de Cristo, porque descrê que na sua pessoa estava a natureza divina, tanto quanto a humana; e, descrê deste fato, porque o Deus que diz conhecer só conhece à distância. Para estes, nada adianta oferecer todos os testemunhos, todas as evidências, todas as provas de que o túmulo de Arimatéia se fez vazio: tal como os líderes judeus, resistirão a todos os fatos.

“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?’ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” ( I Coríntios 15.55-57, NVI).

Para quem conhece a Deus de verdade, transformado e convencido pela Sua Palavra, redimido pelo poder que continua em ação, não resta dúvida. “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Romanos 8.11, ARA).

Dentre as mensagens que hoje recebi, em alusão à Páscoa, uma chamou especialmente minha atenção. O cenário mostrava o Gólgota; os dizeres: “Tudo parecia o fim, mas, na verdade, era só o começo!” Poucas palavras, grande significação…  A cruz não era o fim – era o começo! Três dias depois, um antigo exemplar da corrupção do poder: os guardas romanos, aterrorizados pela visão angelical, tal qual um raio fulgurante que mostrou o túmulo vazio naquela manhã de Domingo, receberam propina para defender a falsidade:
Tomem aqui este dinheiro; de agora em diante, digam que o corpo foi roubado enquanto vocês dormiam. E deixem as autoridades por nossa conta: lhe$ convenceremo$ de deixar você$ em $egurança!   

 Não deu certo! Porque, aquilo não era o fim: era só o começo! A pedra angular da doutrina do evangelho, o Gibraltar da evidência cristã, o Waterloo do liberalismo e de toda forma de ceticismo, estavam definitivamente estabelecidos! Jesus Cristo ressuscitou, e nós também ressuscitaremos!…

Ouça o coral masculino cantando, prá finalizar, Jesus Is The Cornerstone…

JESUS IS THE CORNERSTONE (1986) 
Jesus é a Pedra Angular
Lari Goss (1945-     )

Jesus is the Cornerstone,
Jesus é a Pedra Angular,
Came for sinners to atone; 
Veio para propiciar os pecados de pecadores
Though rejected by His own, 
Ainda que rejeitado pelos 'Seus' [João 1.11]
He became the Cornerstone!
Ele se tornou a Pedra Angular 
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!

When I am by sin oppressed,
Quando estou oprimido pelo pecado 
On the Stone I am at rest;
Sobre esta Pedra eu encontro descanso
When the seeds of truth are sown,
Quando as semestes da verdade são semeadas 
He remains my Cornerstone!
Ele permanece minha Pedra Angular
Jesus is my Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!

Rock of Ages, cleft for me,
Rocha Eterna, fende-te para me proteger 
Let me hide myself in Thee…
Deixa-me ocultar em Ti… 
Rock of Ages, so secure,
Rocha Eterna, tão segura, 
For all time it shall endure;
Há de prevalecer para todos os tempos;
Till His children reach 'their home',
Até que Seus filhos cheguem ao 'seu lar',
He remains the Cornerstone!
Ele permanece a Pedra Angular!

Till the breaking of the dawn,
Até que venha o rompimento da alvorada,   
Till all footsteps have ceased to roam;
Até que todos os passos vagueantes cessem;  
Ever let this truth be known,
Para sempre ecoe esta verdade, 
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!
Jesus is the Cornerstone!
Jesus é a Pedra Angular!

Jesus is the Cornerstone!!!
Jesus é a Pedra Angular!!!

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Boa semana, até próximo Domingo, se Deus quiser (Tg 4.15) !
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional