Agora no portal:

N° 284 : “SE DEUS EXISTISSE…”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 29 de Janeiro de 2017

 

Há poucos dias, Reinaldo dos Santos, 52 anos, conduzia seu carro de uma fazenda a outra, em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul. Com ele, viajavam a esposa, Madilene Godoi, 34 anos, e uma filha de 5 anos. Numa determinada curva, ao que se investigou, Reinaldo perdeu o controle do carro, que capotou e bateu de lado numa árvore.

Reinaldo morreu na hora; Madilene, bastante ferida, orientou a pequena filha que saísse do carro, e andasse pela estrada deserta, em busca de socorro. A menina – 5 anos, apenas – andou cerca de um quilômetro, até que encontrou, numa fazenda vizinha, um operário; contou-lhe do acidente, falou que o pai tinha falecido, mas que a mãe estava viva.

O rapaz avisou seu patrão, e eles conseguiram avisar um parente da família, noutra fazenda. Ao chegarem ao local com o socorro, eis que Madilene também já havia falecido.  A notícia, veiculada ciberneticamente num meio jornalístico de grande circulação, provocou vários comentários dos leitores. Alguns chamam a atenção:
“Se deus existisse, eu daria uma doze (SIC) para essa criança se vingar dele quando crescer.”
– “Na hora da necessidade, descobre-se que deus é um ser imaginário.”
– “Deus salva a criança e deixa os pais morrerem… Deus é cruel e pedófilo”.
– “Deus é um ser imaginário. Se existisse um ser que sabe da tragédia que acontecerá com inocentes e nada faz pra evitar, este seria um ser mais perverso que um bandido”.

É fato: a história daquele casal e daquela criança traz um forte sentimento de consternação. Fico a imaginar as emoções que arrebataram o rapaz que primeiro ouviu o relato da menina. Acompanha-me um desejo intenso de que a vida daquela criança seja envolvida pela terna graça divina.

Mas, atinge-me um outro sentimento de piedade humana. E este se refere aos diversos leitores que escreveram comentários como os que transcrevi. A insolência das palavras, a audácia do pensamento que as impulsiona, produz mais temor por suas vidas do que a preocupação por aquela criança.

Ali está alguém que ficou órfã de pai e mãe; mas, poderá superar o trauma. Conheço quem conseguiu… No caso dos que se investem contra Deus, dos que afrontam o Altíssimo, dos que insultam e ultrajam o Ser Supremo, o risco que correm é muito maior e mais grave. Deus foi tolerante com os acintosos e desbocados habitantes de Sodoma e Gomorra. Porém, quando sua tolerância chegou ao fim, caiu o cálice da ira divina sobre aqueles arrogantes: Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra” (Gênesis 19. 24-25, ARA).

É inconsequente inquirir o caráter de Deus, quando ocorre uma infeliz tragédia como a daquela menina tão pequena. Também questionaria eu: poderá alguém escarnecer de Deus, aquEle em quem só há retidão e não há injustiça, e ainda esperar que fique impune? Que Ele mesmo responda, em Sua Palavra: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7, ARC).

Por menos do que essas insolências, ordena o Soberano: “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o Nome do Senhor seu Deus!” (Êxodo 20.7, BCF). Se já é grave ofensa a Deus usar Seu Nome com irreverência, com motivos fúteis, também o é faze-lo com tom desafiador, cético, crítico, leviano. Nós, seres humanos, não podemos perder a noção de quem é Deus! Portanto, muito cuidado com o que se pensa, e o que se diz de Deus (e a Deus)!

“Se Deus existisse…”, diz o insensato (Salmo 14). No fim das contas, o cético fala assim porque seu coração se rebela contra Deus; daí, tenta inverter os papéis, fazendo-se juiz e colocando Deus no banco dos réus. Deus não cabe no banco dos réus, que foi feito sob medida para o homem, para os que dEle se distanciam, e para os que o afrontam… Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Oséias 6.3, ARC).

 

Nosso hino de hoje foi composto numa situação típica: seu autor estava passando por uma dura prova. Com a chegada do duro e longo inverno de 1974, os negócios (que dependiam de verão) foram de mal a pior – chegou a acumular uma dívida de não poucos milhares  de dólares. A família sentia a escassez e o racionamento. Perderam a própria casa. Sua esposa se dispôs a intensificar a oração junto dele, mas tudo parecia um tanto sem solução. Que contraste com dias de outrora.  Noites mal dormidas faziam fila, uma após outra.
Numa delas, lá pelas duas da fria madrugada, veio à sua memória a lembrança de que o Deus da fartura é também Deus na escassez; que o Deus das alturas é também o Deus dos vales, e que Ele promete andar junto, com sua vara e com seu cajado, também nos vales. 
Foi naquela madrugada fria, em meio a lágrimas e oração, que veio à luz esse hino de hoje. 
A interpretação de Lynda Randle é tocante; mexeu com o coração de todos, especialmente George Younce (1930-2005).

THE GOD OF THE MOUNTAIN…(1975)
O Deus da Montanha… 
Tracy Dartt (1944-  )

Life is easy when you're up on the mountain
A vida é fácil quando voce está no topo da montanha
And you've got peace of mind like you've never known.
E voce desfruta paz de alma como nunca dantes.
But things change when you're down in the valley.
Mas, a coisa muda, quando você está no fundo do vale
Don't lose faith for you're never alone!
Não perca a fé, porque você nunca está sozinho! 

CORO (ao final, três vezes):
For the God on the mountain is still God in the valley:
Pois o Deus da montanha é também Deus lá no vale:
When things go wrong, He'll make them right.
Quando as coisas não dão certo, Ele há de ajustá-las
And the God of the good times
E o Deus dos tempos bons
Is still God in the bad times; 
É também o Deus dos tempos maus;  
The God of the day is still God in the night.
O Deus do dia é também Deus durante a noite. 

You talk of faith when you're up on the mountain
Você fala de ‘fé’ quando está no topo da montanha
But talk comes so easy when life's at its best…
Oh, mas o falar vem fácil quando a vida está no seu melhor..
Now, it's down in the valley of trials and temptations
Mas é quando descemos ao vale das provas e tentações
That's where your faith is really put to the test.
Lá é que a tua fé é ralmente posta sob teste. 

AudioPlayer online (controle de volume à direita)

Se vc desejar ver o vídeo desta interpretação, clique AQUI

Bom final de semana, boa semana a seguir!
Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana

ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional