Agora no portal:

Nº 260 : “PORQUE DEUS É DEUS!”

Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 24 de Julho de 2016

 

Já havia perdido a noção de como é… Afinal, já se vão lá algumas décadas em que eu e minha esposa passamos pelas circunstâncias. Mas, foi só chegar o ansiado privilégio de ter em casa a filha, com a netinha de um ano e meio e com o netinho de três meses, e pronto! Veio tudo à tona, na lembrança…

Uma hora é um, que precisa ser amamentado; outra hora é a outra, que requer seu alimento… Mas, tem hora que os dois demandam ao mesmo tempo. Aí, ou alguém mais ajuda, ou um fica pra depois… Uma hora é uma, que precisa, ‘urgentemente’, de uma troca do vestuário… Outra hora, é o outro, por semelhantes motivos… Mas, tem hora que os dois combinam, ajustam os cronômetros sem que ninguém saiba, e pronto! Corre-se de um lado e do outro, ao mesmo tempo, se possível fosse.

E à noite? Embora voz de criança não permita discernir se um vai ter timbre de baixo ou de tenor, se a outra vai ser soprano ou vai ser contralto, os ensaios do ‘dueto’ não perdem a hora. E não se importam com horário: começam, não raro, adiantando o horário, e avançam, fazendo até “hora extra”. Nessas horas que a memória volta no tempo. Cuidado desdobrado! Criança não tem horário… Alguém já conseguiu dizer para crianças, na primeira infância – agora é hora de dormir – sendo prontamente atendido? Ou, então – agora que é a hora de brincar, de conversar… – sendo compreendido? Ou então – Por que sempre prefere chorar nas madrugadas? Que tal deixar pra chorar de dia, que é a hora mais apropriada? – o ‘trato’ dando certo? Pelo contrário, a experiência demonstra que uma criança exige atenção o tempo todo, cuidado integral, porque não há muita ‘programação’ de horários; duas crianças, trabalho dobrado. Fico imaginando quem tem trigêmeos… Ou quadrigêmeos…

Daí, eu, como filho de Deus, penso: ainda bem que Deus é divino, e não humano. Deus tem filhos em toda parte. Ele lhes dedica (mesmo que a olhos humanos não pareça) Seu cuidado da mesma forma, ao mesmo tempo, com o mesmo zelo. Já pensou se Deus se visse sob o apuro das mães, quando exclamam: Ai, socorro! Quem eu vou socorrer primeiro? De jeito nenhum… O fato de ter incontáveis filhos em incontáveis lugares do planeta, ao mesmo tempo, não Lhe subtrai capacidade de devotar atenção plena a todos; porque Deus é Deus! Nem, tampouco, de Lhes oferecer igualdade na atenção… Nem de Lhes perceber, detalhadamente, cada necessidade… Não raro, mães (principalmente as pouco treinadas) dizem – o que é ela (ou ele) tem agora? Deus, não! Conhece cada uma de nossas ‘manhas’, cada uma de nossos anseios, cada um de nossos ‘choros’. Não importa quantos filhos sejam, ao mesmo tempo, nem em quantos lugares estejam…   

Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração (II Crônicas 16.9, NVI). Foi assim que o profeta advertiu a um rei de Judá, depois de 36 anos de reinado deste, quando tal rei deixou de confiar em Deus, confiando mais no homem. E o apóstolo lembra, depois de várias exortações: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica” (IPedro 3.12, ARA). O mesmo apóstolo encoraja cada filho de Deus a lançar sobre o Todo-Poderoso toda ansiedade, “porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7, ARA).

Veja só a diferença entre o ser divino e o humano: Seus olhos estão em toda a terra; Ele não perde uma cena… Homem e mulher, depois que lhes chega o primeiro filho, aprendem o valor de uma boa noite de sono; ficam ávidos por ter, de novo, esse privilégio. Deus, porém, não cessa o Seu cuidado, seja de dia, seja de noite: “… não dormitará aquEle que te guarda; é certo que não dormita, nem dorme, o guarda de Israel” (Salmo 121.5, ARA). “Israel”, nesse texto, equivale, por figura, a todos os filhos de Deus, em todos os tempos, em toda parte. Cuidado constante, sem intervalo para descanso… É assim que Deus é… Porque Deus é Deus!  

Certo mensageiro musical buscou capturar essa idéia em sua composição. Com ela, desfecha-se esta reflexão de hoje…  

DEUS CUIDA DE MIM (1999)
Kleber Lucas Costa (1968 – …)


Ouça, com nosso
AudioPlayer online (controle de volume à direita)

 

Abraços, até próximo Domingo (Tg 4.15) 

Ulisses

Notas das citações bíblicas:
ACF – Edição bíblica de Almeida, Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana
ARA – Edição bíblica de Almeida, Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil
ARC – Edição bíblica de Almeida, Revista e Corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil
BCF – Bíblia Católica de Figueiredo, www.bibliacatolica.com.br
NVI – Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional