Ministérios EFRATA – O Bem & o Mal, a Cada Dia
Domingo, 26 de Junho de 2016
Segundo a imprensa noticiou, a partir de informações de familiares, no último dia 14, o ex-marido de Patrícia Teixeira atirou contra ela e contra a sogra, Maria dos Santos Teixeira. Sua motivação foi o inconformismo com o fim do casamento, ocorrido dois anos antes. Patrícia estava morando com a mãe no Complexo do Alemão, favela do Rio de Janeiro. Maria foi baleada na cabeça e morreu na hora; Patrícia agonizou por três dias num hospital estadual, mas não resistiu. Deixou um filho de sete anos, agora sob cuidados da tia. No dia do sepultamento, o garoto ainda não sabia da morte da mãe, nem que o autor era o próprio pai, que suicidou-se depois dos desatinos.
Numa das reportagens escritas sobre esse trágico evento havia aquele tradicional espaço para comentários de matérias publicadas na internet. Reproduzo aqui, pasmado, o que um cidadão comentou:
– A favela é uma fábrica de bandidos. Eu não moro em favela nem de graça; prefiro minha casa grande, com 3 quartos e 2 banheiros kkkkkk (sic).
Ao pé-da-letra, isto mesmo! Além de exibição de falta de sensibilidade com tamanha desgraça, uso do espaço para pilhéria com o assunto. E a matéria, só de se ler, faz lembrar a figura usada por Jesus em uma de suas parábolas – o “ladrão”: “O ladrão veio somente para roubar, matar e destruir…” (João 10.10, ARA). Embora o contexto de Jesus, na passagem, aponte para líderes religiosos mercenários, não há dúvidas de que a carapuça se encaixa bem no diabo.
A Bíblia diz que ele vive pecando desde o princípio (I João 3.8), que é mentiroso, pai da mentira e homicida, também desde o princípio (João 8.44), que semeia o joio (Mateus 4.11), que é opressor de almas (Atos 10.38), que é como um carcereiro que aprisiona, para que pessoas façam a sua vontade (II Timóteo 2.26), que seu ofício é promover a perdição (Lucas 8.12), que é armador de ciladas (Efésios 6.11), que vive a enganar o mundo todo (Apocalipse 12.9), que tem o poder da morte em suas mãos (Hebreus 2.14) e que anda cirandando, como leão que ruge, à procura de alguém para devorar (I Pedro 5.8).
Por tais razões, não tenho dúvidas de que o seu mister, tal como o “ladrão” da parábola de Jesus, é R-M-D: Roubar, Matar e Destruir. Quando alguém (mesmo os líderes religiosos contra quem Jesus imprecou) preta tais serviços, presta, em primeira mão, ao Adversário. Não é, portanto, matéria para rir, para se fazer piada, para tripudiar. É para se deplorar, e chorar, e lamentar, por ser este o estado vil da humanidade.
A boa notícia é que não está aí o final da história. O final da história tem outro desfecho, e Jesus anunciou-o no mesmo momento: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10, NVI). Vida em plenitude (ou, em abundância, como noutras traduções) não é ter dinheiro que cubra todos os anseios humanos; não é ter saúde de ferro que resista a todos os vírus e bactérias; não é ser popular a ponto de ser tido como o melhor guru da atualidade… Vida em plenitude, vida em abundância, é vida que conta com passagem garantida para aquele lugar eterno, onde “não haverá mais morte, não haverá mais choro, nem mais gritos, nem mais dor, porque as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21.4, BCF).
Hoje, visitei na UTI de um hospital alguém recém operado de tumor no cérebro; está se recuperando. Ele me disse que no box à sua frente está outro paciente, com câncer terminal; gemeu e clamou a noite toda. Meu paciente visitado me disse: acho que não aguento ficar aqui nem mais uma noite – me tirem daqui, por favor! Isto me parece quase um retrato involuntário da própria humanidade, olhando pelo prisma de um cenário mais amplo que o do dia-a-dia. No cenário que põe o tempo diante da eternidade, somos como aquele paciente, em condições de dizer ao Senhor, que está prestes a vir: Senhor, tira-nos daqui, onde impera a miséria, a morte e a destruição!
Por isto que é boa notícia, o que Ele diz: O ladrão veio para roubar, matar e destruir; eu, ao contrário, vim para dar vida! A vida que eu tenho para dar é plena, abundante, eterna! Subjuga o poder do diabo, subjuga o poder da morte e do inferno!
“E ali [na cidade celestial] nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre” (Apocalipse 22.3-5, ARC).
Bill e Gloria Gaither compuseram uma belíssima poesia que lembra Salmo 30.5. Segue, com letra original, tradução e áudio…
JOY COMES IN THE MORNING (1974)
Alegria Vem Pela Manhã
William J Gaither (1936…) & Gloria Gaither (1942…)
If you've knelt beside the rubble of an aching broken heart
Se você já se ajoelhou sobre o entulho de um coração dolente e partido
When the things you gave your life to fell apart
Quando as coisas que você, em sua vida, precisou descartar
You're not the first to be acquainted with sorrow, grief or pain
Você não é o primeiro a estar envolvido com tristeza, pesar ou dor
But the Master promised sunshine after rain!
Mas o Mestre prometeu o brilho do sol após a chuva!
Hold on my child: Joy comes in the morning…
Aguente, meu filho: A alegria vem pela manhã…
Weeping only lasts for the night!
O choro dura somente pela noite!
Hold on my child: Joy comes in the morning…
Aguente, meu filho: A alegria vem pela manhã…
The darkest hour means dawn is just in sight!
A hora mais negra significa que a alvorada está bem à vista [por vir]!
To invest your seed of trust in God in mountains you can't move
Investir seu gérmen de confiança em Deus em montanhas que você não pode mover
You have risked your life on things you cannot prove
É arriscar sua vida em coisas que não te é dado experimentar
But to give the things you cannot keep for what you cannot lose
Mas dar coisas que você não pode conservar pelo que você não pode perder
Now, that's the way to find the joy God has for you:
Então, eis o caminho para encontrar a alegria que Deus tem para você… [repete o coro]
Ouça, com nosso
AudioPlayer online (controle de volume à direita)
Até à próxima
Ulisses
NOTAS (versões bíblicas):
ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Soc. Bíblica Trinitariana
ARA – Almeida Revista e Atualizada, Soc. Bíblica do Brasil
ARC – Almeida Revisada e Corrigida, Soc. Bíblica do Brasil
BCF – Versão Católica do Pe. Antonio de Figueiredo
NVI – Nova Versão Internacional, Soc. Bíblica Internacional